A aluna de Mestrado Maria Luíza Sílvia Gonçalves do Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares (PCTN) da UFMG participou da competição internacional por equipes “SMART CITY 2030: Sustainable Urban Development Management in BRICS Countries” tendo sua equipe conquistado a 1ª colocação no concurso. O objetivo da competição foi engajar jovens estudantes e pesquisadores no desenvolvimento de projetos para cidades dos países do BRICS considerando criatividade, desafios e oportunidades no planejamento urbano em tempos de incerteza global.
A equipe composta por Jadna Mendes (UFRJ), Juliana Mendes Nogueira (USP), Leonardo Kenji Takashi (UFRJ), Luis Lionel Salas Ramón (UFRJ) e Maria Luiza Gonçalves (UFMG) apresentou o projeto Sustainable Energy Solutions for Fernando de Noronha com a proposta de uso de reatores modulares pequenos (SMRs) para gerar energia e dessalinizar água na ilha, visando reduzir as emissões de CO₂ e melhorar o abastecimento de água.
A competição foi organizada pelas agências: Peter the Great St. Petersburg Polytechnic University (Rússia); Russian Institute Tsinghua University (China), Lovely Professional University (India); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Maiores detalhes em https://www.smartcity2030.tech/